Sistemas de suspensão
()Ordenar por
O que é a mola de choque traseira em uma motocicleta?
A mola do amortecedor traseiro é a parte básica da motocicleta e desempenha duas funções principais: Sustentar a carga da parte traseira da moto com um efeito de amortecimento de solavancos e evitar qualquer trepidação da suspensão para cima e para baixo, fornecendo o equilíbrio. A mola de choque traseira absorve o choque indesejado ou vibrações da parte traseira da motocicleta.A mola do amortecedor dianteiro são fios de aço circulares pressionados nas linhas do garfo ou cobertos em torno das peças do amortecedor. As molas de choque dianteiras mantêm a moto e equilibram a carga fixa da moto e do piloto, mas também são anexadas para ajustar o choque esperado na frente da motocicleta.
Funcionamento das molas de choque
A mola do amortecedor traseiro está conectada ao braço oscilante traseiro da motocicleta e ao amortecedor, que é responsável por controlar a velocidade com que a mola comprime e recupera. Quando o motociclista encontra uma saliência ou superfície irregular, a mola do amortecedor traseiro se comprime, absorvendo o impacto e ajudando a manter a motocicleta estável e sob controle. Quando o motociclista sai da lombada, a mola se recupera e retorna à sua posição normal, pronta para absorver o próximo impacto.
Se o ritmo da sua mola for de 1 kg/mm, quando você apertar a mola em 1 mm, ela colocará uma força de 1 kg de volta. Quando você gira o regulador de pré carga e conta 6 mm de contração automática, a mola aplica 5 kg de volta. Para apertá lo ainda mais, você precisaria de mais de 5 kg de pressão.
A taxa da mola permanece exata, mas você ajusta como a mola responde ao seu peso ao acelerar, fazer curvas e frear.
Frenagens e acelerações fortes aplicam mais pressão e a mola absorve o choque ou solavanco com a mesma intensidade.
As marcas que oferecem amortecedores dianteiros e traseiros são Rtech , Öhlins , Athena , Kuryakyn e Hyperpro .